A festa da Epifania foca de maneira especial na realidade de Jesus ser a luz do mundo que brilha nas trevas. Enquanto o Natal frequentemente é visto como uma grande festa que honra a luz de Cristo, a festa da Epifania parece destacar essa realidade ainda mais.
O Papa Bento XVI ressalta isso em sua homilia da Epifania em 2012:
A Epifania é uma festa da luz. "Levanta-te, resplandece, pois chegou a tua luz, e a glória do Senhor raia sobre ti" (Is 60,1). Com essas palavras do profeta Isaías, a Igreja descreve o conteúdo da festa. Aquele que é a verdadeira luz, e por quem também somos feitos luz, de fato veio ao mundo. Ele nos dá o poder de nos tornarmos filhos de Deus (cf. Jo 1,9.12).
Uma das razões pelas quais a luz está intimamente associada à festa da Epifania é a história dos Magos e como eles seguiram uma estrela para encontrar Jesus:
"[...] podemos muito bem olhar para essas figuras, os primeiros gentios a encontrar o caminho até Cristo... Sem dúvida, havia muitos astrônomos na antiga Babilônia, mas apenas esses poucos partiram para seguir a estrela que reconheceram como a estrela da promessa, apontando-os pelo caminho em direção ao verdadeiro Rei e Salvador. Eles eram, por assim dizer, homens da ciência, mas não simplesmente no sentido de estarem em busca de um amplo conhecimento: eles queriam algo mais. Queriam entender qual é a essência do ser humano."
O Papa Bento XVI continua com essa reflexão, apontando de maneira especial para os santos como sendo faróis de luz que nos conduzem à verdadeira luz de Deus:
A grande estrela, a verdadeira supernova que nos guia, é o próprio Cristo. Ele é como que a explosão do amor de Deus, que faz com que a grande luz branca de seu coração brilhe sobre o mundo. E podemos acrescentar: os sábios do Oriente, que aparecem no Evangelho de hoje, como todos os santos, gradualmente se tornaram constelações de Deus que marcam o caminho. Em todas essas pessoas, ao serem tocadas pela palavra de Deus, como que foi liberada uma explosão de luz, através da qual o esplendor de Deus brilha sobre nosso mundo e nos mostra o caminho. Os santos são estrelas de Deus, por meio dos quais nos deixamos ser guiados até Ele, por quem todo nosso ser anseia.
Enquanto celebramos a Epifania, que possamos seguir as estrelas dos santos, que nos conduzem à luz de Cristo.








