Entre gentios
Vivendo por todo o mundo, os judeus da dispersão estavam em Jerusalém para as grandes festas. Convertidos de Pentecostes levaram o Cristianismo para suas terras. Andantes como costumam os judeus, e animados ainda do zêlo do Evangelho, aqueles que a perseguição dispersou chegaram a Antioquia, Fenícia, Chipre e toda a região dos gálatas.
Normalmente, anunciavam o Evangelho nas sinagogas; excepcionalmente, também a gentios, que, aliás, recebiam muito bem a verdade cristã.
São Paulo
Judeu da dispersão, vivendo entre pagãos, seria facilmente o Apóstolo dos gentios. Quando os judeus de Antioquia, vendo os progressos do Cristianismo naquela cidade, expulsaram dali o Apóstolo, ele declarou: “Nós nos voltamos para os Gentios” (At 13, 46). Esta declaração alegrou muito aos pagãos e facilitou os êxitos do Evangelho.
Desenvolve espantosa atividade, viajando, pregando, fundando cristandades e administrando-as, escrevendo (14 Epístolas se conservaram), lutando contra os gentios e principalmente judeus, trabalhando para viver, sofrendo todas as adversidades inclusive corporais, pois era de pouca saude.
Suas Viagens
Em três grandes viagens evangeliza a Asia Menor (1ª viagem), passa à Europa, pregando na Grécia (Tessalônica, Filipos, Atenas, Corinto) (2ª viagem), e volta a visitar as cristandades fundadas (3ª visita).
Torna a Jerusalém (ano 58), onde escapa mais uma vez à morte. Levado à presença de Félix, governador romano, em Cesaréia. Apela, então, para César e viaja para Roma, onde passou dois anos (de 61 a 63) prisioneiro em casa, guardado por sentinela, pregando e escrevendo.
Libertado, retoma o apostolado, até ser finalmente preso (ano 66) e mandado para Roma, onde fica no cárcere até ser decapitado, diz-se que no mesmo dia que São Pedro.
Pequeno, enfermiço, feio, mas combativo, enérgico, eloquente, convicto, cheio de amor a Cristo, foi a maior figura da Igreja primitiva. Sua grandeza se perenizou na variedade e profundeza de suas Epístolas, cujos tesouros são um patrimônio do Cristianismo.
Mons. Álvaro Negromonte,
Origens da Igreja, Livro História da Igreja